Menu fechado

Avesso x Direito: confira nossas dicas

A definição do avesso e direito de um tecido pode ser uma situação confusa em muitos artigos, alguns possuem o avesso e direito bem definidos, mas outros costumam gerar incertezas na hora do uso. O bom senso, e gosto, também definem o uso de direito e avesso, podendo até mesmo ser utilizado o direito e avesso combinados na peça confeccionada.

Então, para facilitar sua vida, separamos algumas dicas que vão lhe ajudar muito com essa história clássica de avesso e direito, confira!
O LADO CERTO DO TECIDO DEVE SER VISTO ANTES DO CORTE
Sim, é muito importante essa percepção antes de talhar uma peça, afinal o risco deverá sempre ser feito no lado avesso do tecido.
IDENTIFIQUE PELA FORMA COMO O TECIDO FOI DOBRADO
Em alguns tecidos é possível fazer a identificação conforme a maneira como o tecido foi dobrado, por exemplo: o linho e o algodão são dobrados com o direito para o lado de fora, enquanto a lã é dobrada com o direito para dentro da dobra. Em tecidos enrolados no rolo, como é o caso da malha, fica um pouco mais simples a identificação, já que o lado certo do tecido fica voltado para o lado de dentro do rolo.
ESTEJA ATENTO AOS PONTOS DA MÁQUINA DE COSTURA
Se você fica com a parte de produção da peça, a máquina de costura pode lhe ajudar a tirar a dúvida, já que as máquinas sempre fazem os furos do lado direito do tecido.
ANALISE PELO TOQUE
Alguns tecidos também possuem fácil identificação por meio do toque, onde o avesso costuma ser mais áspero e o direito sempre mais liso e macio.
FIQUE DE OLHO NO TECIDO
Sim, literalmente. Tem alguns tecidos que apenas olhando você já percebe o avesso e direito, pois o direito costuma sempre ser mais vivo e com brilho.
Com estas dicas ficou bem mais fácil para manusear um tecido agora, não é mesmo? Se você tem alguma técnica diferente conta pra gente aqui nos comentários ou em nossas redes sociais.

Post relacionado