Saiu a queridinha da moda de 2023. A Viva Magenta é a campeã da tradicional eleição que a Pantone realiza todo final de ano. Ano passado foi a vez do Very Peri, uma tonalidade de azul floral dinâmica com um subtom violeta-vermelho.
A cor do ano da Pantone, Viva Magenta 18-1750, vibra com força e energia. Segundo a própria marca, é uma cor enraizada na natureza, descende da família dos tons vermelhos e vem expressando um novo vigor. Viva Magenta é corajosa e destemida, uma cor pulsante, cuja exuberância impulsiona a celebração, alegria e otimismo.
A cor descende da família dos tintos e teve sua inspiração no vermelho da cochonilha, que está dentre os corantes mais preciosos do mundo.
Cartela de cores da Pemgir
Nossa cartela de cores já está atualizada com cores de lançamento e tendências para 2024. Lá tem outras tonalidades que também conversam com o Viva Magenta, tais quais o Malbec Extra, o Scarlet Forte e o Red Forte. Ou seja, são tons que seguem o mesmo avermelhado da cor do ano e grandes acertos na sua coleção.
Como é eleita a cor do ano
A prática acontece desde 1999, quando o Pantone Color Institute criou o primeiro programa educacional Pantone Cor do Ano, com o objetivo de engajar as pessoas da comunidade do design e entusiastas da cor mundo afora, a fazer discursos ao redor da cor. O princípio se mantém o mesmo da primeira cor eleita em 1999, chamar a atenção para o relacionamento entre a cultura e a cor, além de alertar para o fato que a cultura global se expressa e se reflete através da cor. Para chegar à conclusão da cor do ano, um time global de especialistas busca e filtra novas influências e cores ao redor do mundo. Incluindo, pesquisar a indústria de entretenimento e produção de filmes, exposições e coleções de arte, a moda, todas as áreas do design, destinos aspiracionais e viagens, novos lifestyles e boas condições socioeconômicas.