A técnica de malharia começou a ser observada por volta de 1000 a.C., onde todo o processo era manual, feito sem agulhas (tábuas com pinos). A ilustração mais antiga de uma vestimenta de malha, está retratada no quadro de Bertram, que representa a Virgem Maria produzindo um tecido de malha para Jesus.
Em 1589, o pastor Willian Lee inventou um tear de malha por trama operado de forma manual e desde então o formato de produção vem evoluindo. Aqui na Pemgir contamos com as melhores tecnologias do mercado para a produção de mais de 130 produtos nos segmentos de linha básica, fitness, moda íntima e artigos diferenciados.
Como há diversos artigos, o processo de produção pode variar um pouco, mas de forma genérica segue estas etapas: preparação da matéria-prima, fiação, tecelagem ou tricotagem, preparação para o tingimento, tingimento, estamparia, acabamentos químicos, acabamentos mecânicos e por fim a confecção.
A produção da malha começa com a escolha da fibra correta para cada finalidade e a partir das fibras, pelos vários processos de fiação, obtemos os fios que, por sua vez, gerarão o tecido/malha. São vários tipos de fios com propriedades diferentes, resultando em aspectos que valorizam a malha. Quando combinamos efeitos, fibras e cores, uma infinidade de tipos de fios pode surgir, oferecendo novas texturas as malhas. A partir do momento que a malha está finalizada entra em cena a imaginação dos estilistas para a transformação da malha em peça final.
Vale lembrar que a malha tem sua estrutura formada pelo entrelaçamento de um ou mais fios onde, cada lançada que se forma passa dentro da lançada formada anteriormente, sem que haja um ponto fixo de ligação entre elas.
E aí, você gostou de saber mais sobre o processo produtivo da malha? Para conhecer todos nosso artigos você pode acessar pemgir.com.br ou visitar nossa loja de fábrica em Brusque (SC).