Menu fechado

Algodão

No universo da moda existem diversos tecidos, cada um com sua particularidade e finalidade – sendo o algodão uma das principais matérias-primas do setor têxtil.

O algodão tem sido usado para a fabricação de tecidos por milhares de anos, ganhando força a partir do século XX. Após a Segunda Guerra Mundial, os tecidos sintéticos conquistaram o mundo da moda e o Brasil logo se tornou um dos maiores produtores de fios e tecidos.

Em 2019, nos dez primeiros meses, o país já enviou cerca de 1,04 milhão de tonelada de pluma de algodão para o exterior, segundo dados divulgados pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). O volume é 94,24% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.

O algodão é uma fibra de origem vegetal que pode ser produzido em praticamente todos os continentes, porém, entre plantar, colher, descaroçar e finalmente transformá-lo em tecido é um longo processo, mas com resultados surpreendentes refletidos na moda.

É a partir daquela pequena semente que surgem diversos tecidos, texturas e estampas. Capazes de marcar momentos e expressar personalidade, estados de humor e sentimentos.

Post relacionado