A indústria têxtil é uma das pioneiras no processo de industrialização do Brasil e apresenta uma das cadeias mais complexas de produção. Sendo de grande importância em nosso meio, não só pelo movimento da moda, mas principalmente pela representatividade na economia e geração de empregos.
O ramo têxtil é amplo e possui diversos segmentos, como áreas de pesquisa, produção, criação, análise, desenvolvimento e venda. Não é toa que a indústria têxtil representa 16,7% dos empregos (1,5 milhão de empregados diretos e 8 milhões de forma indireta) e 5,7% do faturamento da Indústria de Transformação do Brasil. Além disto o setor têxtil brasileiro também possui reconhecimento internacional, sendo referência mundial no design de moda praia, jeanswear e homewear.
O têxtil está presente desde a transformação do algodão em fio, até a finalização de uma peça. Vai muito além de moda, é a aplicação de amor, cuidado e carinho ao ressaltar a cultura de um povo por meio de cores, estampas e tecidos!
Não é à toa que o dia de hoje, 21 de abril, é destinado para comemorar o Dia do Têxtil. Parabenizamos a todos os envolvidos com a indústria têxtil: juntos, nós fazemos moda e história!
Fonte: Abit – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção